segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Como evitar a morte por overdose de comida

Qual ana não morre de medo da temida compulsão? Nesse tópico vou abordar esse assunto e dar todas as dicas para que todas se livrem desse terrível mal que bota qualquer autoestima para baixo.

Primeiramente, pq existe essa porcaria? Será castigo divino, tentação do capeta? Bem, é sempre bom lembrar que nós fazemos dietas muito restritivas e isso deixa o corpo meio louco. A dieta de perda de peso, por si só, já é um tipo de atentado terrorista para o corpo que está acostumado a ser imperfeito e gordo. Por isso que o metabolismo baixa, sentimos vontade de comer coisas basurdas em quantidades horríveis, sentimos tontura com jejum prolongado e etc.

Mas como fazer para evitar compulsões e ataques indevidos à geladeira?



1. Pense antes de colocar algo na boca. Eu carrego comigo uma listinha de motivos que eu tenho para emagrecer. Carrego na minha bolsa sempre. Se eu estou na rua e me dá vontade de comer qualquer coisa, leio minha listinha. A escolha sempre fica mais magra depois desse ritual. Tente pensar porque você sente desejo de comer algo. É fome? É ansiedade? É apenas um hábito? Nem sempre a vontade de comer é fome.


2. Não tente dizer ''não" para o seu desejo. Essa dica parece estranha vindo de uma ana, mas é verdade. Se aparece uma vontadezinha de comer um doce e você diz não, pode ter certeza: essa vontade vai voltar maior algum tempo depois. Talvez você tenha até mesmo uma compulsão séria. Eu já tive compulsões de chegar a ingerir mais de 2 mil calorias em meia hora! O que fazer, então, para não jogar a dieta pelo ralo? Simples: Coma coisas leves e em pequenas quantidades que satisfaçam seu desejo! Com desejo de chocolate? Coma um pequeno alpino ou batom. Sorvete? Uma bolinha de molico light não vai por seu esforço a perder. E por aí vai. Agora, tenha uma coisa em mente: Vai ser só uma quantidade pequena, sem direito de repetir. E tente ficar feliz com isso!


3. Exercício físico prazeiroso mantém compulsão longe. A prática de uma atividade física que você goste realmente ajuda muito nas compulsões. Eu detestava caminhar na rua. Me sentia desconfortável na academia. A natação detonava minha pele. Acabei fazendo yoga e dança do ventre, que eu amo! Além de ajeitar a minha postura, a prática da yoga e da dança me ajudaram a combater as compulsões que eu tinha. Encontre uma atividade que você realmente goste (nem que seja se trancar no quarto e fazer localizada! - eu morria de vergonha que alguém me visse malhando, pensava naqueles hipopótamos bailarinos da Disney, hahaha!) e se apegue a ela. Sua compulsão nem vai se fazer notar!


4. Não fique a toa! É cientificamente comprovado que os ataques à geladeira são mais frequentes quando a gente fica de bobeira, com a cabeça livre. Além do mais, quando a gente se distrai com algo, nem prestamos atenção à fome. Portanto, aqui vale de tudo para se entreter e não pensar em comida. Alugue um filme, limpe a casa, arrume seu armário, fique na internet, vá olhar vitrines na rua, passeie com o cachorro, vá estudar, qualquer coisa mesmo. Além de magra, vc ficará produtiva! hehehe


5. NÃO MIE! Essa é a mais importante. Sem hipocrisias, vamos falar sobre a Mia: Quando vc vomita, eletrólitos importantes são eliminados junto com parte do que vc comeu. Isso significa que seu corpo perde nutrientes que ajudam ele a não ficar maluco. Ou seja, em desequilíbrio, seu corpo envia sinais de fome desnecessários ao seu cérebro, que manda vc meter o pé na jaca. É bastante difícil resistir quand temos esse tipo de compulsão, é uma fome que parece vir de dentro! Portanto, evite ao máximo miar. Até pq o corpo só consegue se livrar, NO MÁXIMO, de 39% do que você comeu. Isso se vc tiver muita sorte. Então, se vc comeu mil calorias, mesmo miando vc ainda vai ingerir, PELO MENOS, 610 Kcal. Não funciona muito bem, né?


6. Cuidado com o uso de laxantes! O uso contínuo de laxantes pode danificar sua flora intestinal. Sabe o que isso significa? Compulsão Alimentar! Portanto, para cada dia que usar laxantes, fique três sem o uso do medicamento e tome um yakult por dia, para refazer a flora. Prefira supusitórios de glicerina aos laxantes, se possível. É incômodo, mas é melhor do que ficar gorda!


7. Sorbitol inibe a vontade de comer carboidratos. Sorbitol é um tipo de substância encontrada nos adoçantes que envia uma mensagem ao seu cérebro inibindo a vontade de comer doces e massas. É encontrado, por exemplo, nas gelatinas diet, no chiclete trident e naquelas balinhas sem açúcar que vem em latinhas. É de grande ajuda!


8. Hidrotônicos te mantém hidratada e com o organismo equilibrado. Repositores hidroeletrolíticos são uma poderosa arma contra a compulsão, principalmente para quem tem o hábito de miar. Eles repõem substâncias importantes para o corpo se manter equilibrado e afastam a compulsão. Cheque antes a tabela de informações nutricionais e veja as calorias, os carboidratos e o sódio. O meu predileto é o i9, da Coca-Cola. É pouco calórico e quase livre de sódio. Para quem não sabe, o sódio é uma substância usada para salgar e conservar alimentos industrializados. O problema é que ele é o responsável pela retenção hídrica, o que significa ficar inchada porque suas células estão cheias de água. É horrível!


9. Picolés são uma bênção! Bateu vontade de comer uma guloseima? Ataque um picolé de fruta! O meu predileto é o La Fruta Zero de manga, da Nestlé. Além de muito gostosinho, ele tem apenas 23 Kcal, 4,7g de carb, quase nada de sódio e, PASMEM, 10 GRAMAS de fibras! Além disso, ele tem sorbitol e NADA DE GORDURA. Recomendadíssimo!


10. Peça ajuda para a linhaça. Ela é um pouco calórica (2 colheres de sopa têm quase 120 kcal), mas para quem tem intestino preso e digestão demorada é o melhor investimento. Ela parece "limpar" vc por dentro, dá uma sensação de leveza deliciosa. Com a digestão saudável, diminui-se o risco de ter uma compulsão.


Visitem o site http://thisiswhyyourefat.com/ . Lá existem fotos de comidas ultracalóricas e tudo é muito nojento. Vale a pena quando você sente vontade de encher a cara de quijo cheddar ou sorvete! =D (Pense em cada célula de gordura do seu quadril inflando com aquela substância amarela nojenta e escondendo seu amado ossinho!)

Antes de se entregar à acabação geral, tente calcular o quanto uma compulsão pode te custar. Esse site (http://www.calorieconnect.com/) pode te ajudar a encontrar um meio termo entre o seu desejo e o seu dever. Ele lista as calorias, goruras e nutrientes de vários alimentos e é super prático!
Bem, é isso. Espero ter ajudado!
Beijos e muita força de vontade!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Flôr, adorei as dicas.
    Principalmente os das distrações para evitar as compulções.
    É isso mesmo continue assim q vc vai chegar no seu objetivo.
    bjo.

    ResponderExcluir